53
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 209 cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, presenciais e a distância. Entre eles, cinco cursos na Paraíba, de instituições públicas e privadas.
Nos cursos reconhecidos no Estado estão o de Licenciatura em Matemática no município de Cajazeiras e o tecnólogo em Agroecologia no município de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); o Bacharelado em Psicologia e o Tecnólogo em Logística, em João Pessoa, na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); e o Tecnólogo em Alimentos no município de Sousa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). No total, os cinco cursos oferecem 390 vagas.
Além desses, o ministério autorizou a criação de 4.890 vagas em 36 cursos privados. Nos cursos reconhecidos são oferecidas 27.181 vagas, das quais 22.237 são presenciais e 4.944 a distância. Os presenciais em Farmácia e Ciência e Tecnologia oferecem, respectivamente, 460 e 400 vagas. Entre os cursos de tecnólogo, os destaques são gestão hospitalar e gestão de recursos humanos, que somados ultrapassam 1.100 vagas.
O reconhecimento é uma segunda etapa, ele deve ser solicitado pela instituição quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.
Jornal da Paraíba