45
Juazeirinho sediou na manhã desta quarta-feira (29) uma reunião para a formação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Nove municípios participaram da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções e criaram conjuntamente o Consorcio de Desenvolvimento Sustentável o São Saruê.
O diálogo foi aberto em 2013 com a pactuação de apenas três municípios. Wilson Sabino, responsável pela articulação do consórcio, destaca que além dos 9 municípios o Governo do Estado também esteve presente apoiando o projeto.
Dra. Vanessa Fernandes, representando o Governo do Estado, falou da importância do consórcio para a região e disse que o principal fruto é a criação de políticas para o meio ambiente.
O representante jurídico da Prefeitura, Dr. Neto Rangel, destacou as discussões entre prefeitos e audiências públicas para a elaboração do texto base de criação do consórcio e frisou que mesmo com a data para a construção dos aterros sanitários já tendo expirado, os municípios terão o consórcio para sanar o problema. “Não adianta aterros sanitários sem coleta seletiva”, defendeu Dr. Neto.
Na reunião de assinatura para o protocolo de intenções do consórcio ficou efetivamente decidido que as Câmaras de Vereadores deverão colocar em pauta a real criação do mesmo em cada município.
Participaram da reunião os municípios de Juazeirinho, Assunção, Tenório, Taperoá, Livramento, Santo André, Jundo do Seridó, Olivedos e Pocinhos.
A expectativa é de que em até dois anos esses gestores consigam concluir todas as etapas do consórcio banindo dos respectivos municípios o fantasma dos lixões.
Wilson Oliveira, articulador do movimento, disse que um passo importantes foi dado e que vai acompanhar cada etapa do processo buscando aumentar a quantidade de municípios do consórcio.
De Olho no Cariri
Wallony Oliveira
Foto: Lázaro Farias