25
Em reunião realizada no assentamento Novo Campo, localizado no município de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, os técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) e os assentados decidiram reativar a feira de animais. A feira, que foi realizada pela última vez no ano de 2012, tinha sido desativada devido ao longo período de estiagem na região do Cariri. Durante a reunião, ficou definido ainda um cronograma de atividades que inclui a construção de um galpão para o armazenamento dos equipamentos que serão utilizados na feira, a instalação de uma tela para o galinheiro e o mapeamento da produção.
Além de técnicos da COONAP, que oferece assessoria técnica ambiental e social ao assentamento, e assentados, participaram da reunião integrantes da CPT (Comissão da Pastoral da Terra) e da primeira turma do curso de Especialização do INSA (Instituto Nacional do Semiárido). Segundo o médico veterinário da cooperativa, Janduy Marinho, a diversificação da feira será um ponto importante, com a participação de diversas instituições, além do intercâmbio com outros assentamentos.
O médico veterinário também ressaltou a importância do selo de qualidade municipal e do acompanhamento veterinário. Da COONAP também estiveram presentes à reunião o engenheiro agrônomo Spachson Melo de Souza e a assistente social Herta Costa, que prestam assessoria aos assentados.
Outras ações e práticas a serem implementadas para a reativação da feira no assentamento incluem o incentivo para apoio a projetos, como o Procase. Ainda durante a reunião, o assentado José Alves de Sousa relembrou o início da feira, que começou a partir da necessidade da venda de um curral, que não estava sendo utilizado pelos assentados.
Durante o período em que funcionou, foram comercializadas refeições, bolos, queijos, ovos e carne bovina, caprina e ovina, viva e abatida.
Com Karina Araújo