29
O Cruzeiro já é o campeão do primeiro turno. A equipe de Marcelo Oliveira fez mais uma vítima no Brasileirão e garantiu o título simbólico com duas rodadas de antecedência. Com gol de Marcelo Moreno e toques de drama no final, a Raposa bateu o Goiás por 1 a 0, no Serra Dourada, e alcançou os 39 pontos na tabela, não podendo ser mais ultrapassado antes do returno, já que o São Paulo, atual segundo colocado, soma 32 pontos.
O forte calor fez com que as equipes começassem o jogo estudando uma à outra. O Goiás tentava congestionar o meio-campo com muitos jogadores para anular as ofensivas do Cruzeiro, enquanto a Raposa buscava suas ofensivas com toques rápidos de bola. O gramado extenso, no entanto, gerou dificuldades, principalmente para os visitantes, que encontravam muitos espaços de sobra. Com a posse de bola dividida, a saída celeste foi utilizar os lançamentos longos e essa foi a solução encontrada por Éverton Ribeiro. Aos 24 minutos, o meia deu um passe do meio de campo que rasgou toda a defesa esmeraldina. A bola encontrou Marcelo Moreno que bateru cruzado para abrir o marcador. A bola ainda tocou na trave direita de Renan antes de entrar.
No momento da comemoração, os jogadores do Cruzeiro ainda prestaram uma homenagem ao companheiro Tinga. Os atletas mostraram um ‘T’ com os braços, de modo a mandar energias positivas para o volante que passou por uma cirurgia na tíbia e na fíbula no último sábado, devendo ficar em recuperação pelo restante da temporada de 2014.
Ciente do possível cansaço precoce por conta do gramado, o Cruzeiro se comportou bem dentro de campo após o gol. Atento na marcação, o time de Marcelo Oliveira teve inteligência para esperar pelo Goiás e buscar os desarmes nos momentos certos. Ainda antes do primeiro tempo, por pouco Marcelo Moreno não amplia para a Raposa. Alisson colocou a bola na cabeça do boliviano, mas Renan espalmou bonito e evitou o segundo gol estrelado.
Pênalti no final garante o título simbólico
No segundo tempo, o cansaço se tornou ainda mais nítido no time visitante. Com 15 minutos da etapa final, Marcelo Oliveira trocou um lateral-esquerdo por outro, promovendo a entrada de Samudio para a saída de Egídio, gritando “correu muito” para o jogador que estava em campo. Pouco depois, colocou o velocista Dagoberto no lugar de Alisson, procurando maiores alternativas de escape pelos lados do campo, já que o Goiás se apresentava mais intenso na partida.
Enquanto o Cruzeiro procurava adminstrar a partida, explorando os lançamentos longos e passes esticados, o Goiás tentava imprimir maiores ações ofensivas, mas não demonstrava alternativas para superar a defesa celeste. Aos 33 minutos, o time esmeraldino teve uma falta próximo da meia-lua e só não empatou porque Fábio espalmou a bomba de David.
Os dez minutos finais de jogo ficaram por conta das tentativas de abafa do Goiás. Já com o volante Henrique no lugar de Willian, Marcelo Oliveira fechou a equipe celeste e esperou pelo apito final. O treinador só não contava com o pênalti polêmico marcado para o Goiás aos 48 minutos. Na batida, David bateu rasteiro e pra fora, selando a vitória celeste no Serra Dourada. Resultado simples, mas que valeu os três pontos no jogo, mas sete pontos de diferença para o vice-líder, além do simbólico título de melhor equipe na primeira metade do campeonato.
O Cruzeiro voltará a campo pelo Brasileirão no próximo sábado contra a Chapecoense, no Mineirão, às 18h30. Já o Goiás terá pela frente o Atlético-PR, no Serra Dourada, às 18h30 de domingo. Antes, o time mineiro fará a primeira partida das oitavas da Copa do Brasil contra o Santa Rita (AL), na quarta, às 19h30, no Mineirão.
GOIÁS 0 x 1 CRUZEIRO
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data-Hora: 24/8/2014 – 18h30
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
GOL: Marcelo Moreno, 24’/1ºT (1-0)
Cartões amarelos: Thiago Mendes, Bruno Mineiro, Jackson, Léo Veloso (GOI), Ceará, Samudio e Dedé (CRU)
Cartão vermelho: Não houve.
Público/Renda: 5.163 pagantes/R$207.470,00
GOIÁS: Renan; Moisés (Murilo Henrique – 14’/2ºT), Jackson, Felipe, Valmir Lucas, Léo Veloso; Thiago Mendes, Tiago Real, David; Bruno Mineiro (Erik – 30’/2ºT) e Samuel (Esquerdinha – 38’/2ºT). Técnico: Ricardo Drubscky.
CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Dedé, Léo e Egídio (Samúdio – 15’/2ºT); Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Alisson (Dagoberto – 20’/2ºT); Willian (Henrique – 30’/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.
LANCENET