Home Notícias Candidatos ao governo estreiam nesta quarta e apostam no guia como palanque eletrônico

Candidatos ao governo estreiam nesta quarta e apostam no guia como palanque eletrônico

by Redação
0 comment
Tem início, nesta quarta-feira (19), a propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão para os candidatos a governador, senador e deputado estadual. Quem abre o guia eleitoral entre os candidatos ao governo do estado é o PSTU, que tem na disputa o sindicalista Antônio Radical.Consultados pelo Portal Correio, os seis candidatos garantem levar aos eleitores programas propositivos, evitando atacar os adversários de forma direta.

Mesmo assim, os cinco candidatos que têm propostas de oposição ao atual governador do Estado admitem criticar pontos da atual administração. Por sua vez, o guia eleitoral do candidato Ricardo Coutinho deve focar nas comparações entre números de ações e obras do seu governo com os dos antecessores. 

Para os candidatos a governador, o guia é um palanque eletrônico que pode atrair eleitores, especialmente os que se mostram ainda indecisos nesse estágio da campanha. 

As propagandas presidenciais serão exibidas sempre às terças, às quintas-feiras e aos sábados das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55 na televisão. No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.

As segundas, quartas e sextas-feiras serão usadas para as propagandas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital. Ao todo, serão 50 minutos de programa, que também começa às 7h e às 12h no rádio. Na TV, sempre a partir de 13h e 20h.

Nas terças, nas quintas-feiras e nos sábados, além dos 25 minutos destinados aos presidenciáveis, outros 25 serão usados logo em seguida para a campanha dos candidatos a deputado federal.

Veja como será os guias eleitorais de cada um dos candidatos a governador, que começam a ser veiculados nesta quarta nas emissoras de rádio e de televisão. 

Ricardo Coutinho vai comparar gestões

Atual governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho usará o seu tempo no guia eleitoral de rádio e televisão para comparar comparar sua administração com a dos seus antecessores, José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB). 

Maranhão é candidato ao Senado Federal este ano e não deve ser atacado tanto assim. O alvo principal será a gestão do PSDB. O PSB aposta no cabedal de obras da administração Ricardo Coutinho para tentar desbancar o candidato ‘tucano’. 

Ricardo Coutinho encabeça a coligação ‘A Força do Trabalho’, que é composta também pelos partidos PDT, DEM, PT, PRTB, PHS, PV, PRB, PPL, PC do B e PSL. Essa coligação terá 5 minutos e 51 segundos de guia eleitoral de rádio e televisão.

Vital quer mostrar que PMDB tem coerência

O candidato da coligação ‘Renovação de Verdade’, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), usará os 2 minutos e 57 segundos no guia eleitoral para mostrar aos paraibanos sua atuação parlamentar, propostas de plano de estado e que o PMDB manteve a coerência nas eleições deste ano na Paraíba.

De acordo com a assessoria de imprensa do candidato, a propaganda eleitoral visará em divulgar a “capacidade de Vital enquanto agente político”. “Vital tem um mandato de repercussão positiva muito boa. Todas as missões que ele recebeu no Senado colocaram a Paraíba de forma positiva no noticiário. Para o estado foram R$ 604.911.496, em número absoluto de que Vital conseguiu em emendas, convênios e articulação direta e indireta com o governo federal e tudo isso será mostrado no guia. Focaremos na característica dele de homem que trabalha muito”, informou a assessoria.

Vital ainda buscará mostrar ao eleitor “que o PMDB tem a chapa da coerência”. Ele apontará no guia sobre o que diverge da atual gestão e dos governos passados e espera que a partir do guia eleitoral a população, de fato, toma conhecimento da sua candidatura.

Major Fábio promete não atacar adversários

O candidato do Pros, deputado federal Major Fábio, terá um guia eleitoral propositivo e sem ataques aos adversários. Segundo ele, o seu tempo de 1 minuto e 31 segundos para propaganda não será usado para fazer acusações contra o atual governo, nem gestões anteriores.

“Focaremos na apresentação de projetos e propostas. Não vamos usar o para fazer denúncias e nem atacar ninguém. Investiremos esse tempo na apresentação de governo”, disse.

O primeiro guia será para mostrar sua vida enquanto deputado federal. “Irei me apresentar para sociedade, apresentarei minha família. Espero que assim a sociedade conheça minha candidatura. Acreditado no sentimento da população de mudança, mas ainda não estou vendo na prática”, acrescentou.

Tárcio Teixeira mostrará percepção do Psol sobre o processo

O candidato do Psol, Tárcio Teixeira, contou que os dois primeiros guias e as primeiras inserções no rádio e na televisão já estão gravados. Segundo ele, a primeira propaganda será para lhe apresentar e mostrar sua percepção e a do partido sobre o processo eleitoral deste ano.

Tárcio Teixeira destacou que será mostrado a relação dele com os princípios políticos e com os movimentos sociais, que não necessariamente façam parte das correntes do PSOL. Ele afirmou que o partido que afastar aquele estereótipo de legenda “raivosa de esquerda”. 

As propostas e projetos de governo, segundo ele, serão priorizados na segunda semana da veiculação do guia. “Nós priorizamos o modo que mantenha a linha do nosso guia nas eleições de 2012. Ali a gente acertou no guia e queremos pegar esse acerto e melhorar. Iremos mostrar a relação do partido com a vida do povo e com os movimentos sociais”, disse.

Antônio Radical focará nas propostas

O PSTU é o partido que dispõe de menos tempo entre os seis concorrentes ao governo, apenas 1 minuto e seis segundos. Por isso, o candidato do PSTU, Antônio Radical, afirmou que o “pouco espaço no guia eleitoral do partido” o obriga a fazer uma propaganda mais enxuta voltada as propostas de governo.

Apesar disso, ele destacou que também usará do espaço para fazer denúncias e críticas a atual gestão e outros governos da Paraíba. Segundo ele, o seu guia será “o mais dinâmico possível”.

Cássio faz mistério sobre o guia

O formato primeiro guia eleitoral do candidato a governador pela coligação ‘A Vontade do Povo’, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que dispõe de 7 minutos e 21 segundos no rádio e na televisão, ainda é um mistério.
A assessoria do tucano disse ao Portal Correio apenas, que a primeira semana da propaganda eleitoral será focada na apresentação da sua história política e de propostas de governo para o estado.

Confira, abaixo, o tempo e a ordem (do primeiro dia) do guia eleitoral na Paraíba:

Governador

1 – PSTU – 01:06

2 – A Vontade do Povo – 07:21

3 – PSOL – 01:11

4 – Renovação de Verdade – 02:57

5 – A Força do Trabalho – 05:51

6 – PROS – 01:31

Senador

1 – PROS – 00:37

2 – PSTU – 00:25

3 – A Vontade do Povo – 03:32

4 – Renovação de Verdade – 01:20

5 – PSOL – 00:27

6 – A Força do Trabalho – 02:46

7 – PTC – 00:25

8 – PCO – 00:25

Deputado Federal

1 – A Força do Trabalho – 07:06

2 – Renovação de Verdade – 03:29

3 – A Vontade do Povo – 08:59

4 – PROS – 01:42

5 – PCO – 01:11

6 – PTC – 01: 13

7 – PSOL – 01:17

Deputado Estadual

1 – PROS – 00:58

2 – A Vontade do Povo II – 04:11

3 – Renovação de Verdade – 02:24

4 – A Vontade do Povo IV – 02:10

5 – A Força do Trabalho II – 02:25

6 – A Força do Trabalho IV – 01:12

7 – PT – 02:45

8 – A Vontade do Povo III – 01:32

9 – PTC – 00:34

10 – PCO – 00:33

11 – PSTU – 00:33

12 – PSOL – 00:38

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho