32
A engenheira Aracilba Rocha (PSL) anunciou na manhã desta segunda-feira (21) sua adesão à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado. O anúncio foi feito na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), onde concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado de Cássio.
Aracilba divulgou uma “Carta Aberta” à população, onde explica os motivos do seu rompimento político com o governador Ricardo Coutinho. Lembrou que começou trabalhar com ele há nove anos na Prefeitura de João Pessoa por dois mandatos e depois no governo do Estado, quando ocupava a Secretaria de Finanças desde o início da administração.
Segundo ela, sua relação com o governo do Estado começou mudar quando decidiu anunciar que estava disposta a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado pelo PSL, seu mais novo partido, nas eleições deste ano.
“Ao sonhar em, agora, poder contribuir no Parlamento, concorrendo a uma vaga de deputada estadual – um direito legítimo a qualquer cidadão – fui perseguida, isolada ameaçada e humilhada”, diz Aracilba em sua carta, sem citar em nenhum momento o nome do governador Ricardo Coutinho.
A engenheira diz, ainda, que ao discordar da determinação do governador, tentaram lhe destruir politicamente e alijá-lo do processo. “Foram 10 meses de agonia”, lembrou Aracilba.
O deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia Legislativa, o senador Cássio Cunha Lima e lideranças políticas estiveram presentes ao ato de adesão de Aracilba à candidatura do senador Cássio.
Veja abaixo, na íntegra, o teor da carta de Aracilba:
PARAIBANOS, NESSES DIAS DE LUTA E REFLEXÕES, VIVI ANGUSTIADA DURANTE OS ÚLTIMOS DEZ MESES, PORQUE HÁ PESSOAS QUE TEM MAIS CHANCE DE CULTIVAR O MAL, E ALGUMAS DELAS NÃO MATAM, MAS TRABALHAM PARA DESTRUIR SONHOS.
SONHEI COM A GARANTIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA OS PARAIBANOS, ONDE CADA UM DE NÓS POSSA ENCONTRAR O SEU EMPREGO E SUSTENTAR SUA FAMÍLIA, AMPARADO PELO UNIVERSO POLÍTICO, DEFINIDO NESTE MOMENTO PELAS ELEIÇÕES, EM QUE CADA CIDADÃO É CONVOCADO PARA IR ÀS URNAS E DIZER COMO VÊ A SUA VIDA E O QUE ESPERA DO SEU FUTURO.
ESSE RESULTADO VAI DEPENDER DE QUEM GERA ESPERANÇA, DE UMA POLÍTICA DE SOLIDARIEDADE, DE PROTEÇÃO DA FAMÍLIA.
PRECISA-SE DE UMA REDE DE AMPARO SOCIAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO, PARA DIGNIDADE E PARA INDEPENDÊNCIA DE CADA PESSOA. É PRECISO APOSTAR NUMA POLÍTICA DE AGREGAÇÃO DA FAMÍLIA, UMA EDUCAÇÃO VOLTADA AO PROFISSIONALISMO, ABRINDO OPORTUNIDADES PARA QUALIFICAR NOSSOS JOVENS, PARA QUE, NO FUTURO, ELES TENHAM CHANCE DE VIVER CADA DIA DO SEU DESTINO.
HOJE, MUITAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VAGUEIAM PELAS RUAS À PROCURA DE UMA SAÍDA PARA SUA FOME E PARA SEU DESAMPARO, PORQUE NÃO TÊM ESCOLA PARA IREM OU NÃO TEM ORIENTAÇÃO FAMILIAR, NÃO TÊM O DESJEJUM NECESSÁRIO AO CIDADÃO PARA INICIAR O SEU DIA, NÃO TÊM O MÍNIMO PARA SUAS NECESSIDADES, NEM NINGUÉM QUE OS POSSIBILITEM ISSO.
NÃO SE PASSA UM DIA SEM QUE UM JOVEM NÃO SEJA MORTO, ARRANCADO DA SUA VIDA. AS PESSOAS TÊM MEDO DE ANDAR NAS RUAS; AUMENTAM OS ROUBOS, OS ASSASSINATOS, E OS CRIMES BÁRBAROS; AS PENITENCIÁRIAS SE ENCHEM DE HOMENS E MULHERES, NUMA PROPORÇÃO MAIOR QUE O CRESCIMENTO POPULACIONAL.
A ÚNICA CURA É ACABAR COM A VIOLÊNCIA DA CORRUPÇÃO QUE TIRA OS RECURSOS DOS IMPOSTOS QUE DEVIAM SER APLICADOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE, QUE DESVIA BILHÕES DE REAIS, VALOR CAPAZ DE ALIMENTAR OS MILHARES DE BRASILEIROS JOGADOS NA VALA DA POBREZA, DA MISÉRIA, DA DESIGUALDADE SOCIAL.
NÓS QUEREMOS DIAS MELHORES, DIAS SEGUROS PARA NOSSOS FILHOS E NETOS. QUEREMOS TER O DIREITO DE IR E VIR SEM MEDO, O FIM DO CLIENTELISMO E DA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA; QUEREMOS GARANTIR HARMONIA E TRANQUILIDADE A NOSSO POVO, NUMA SOCIEDADE LIVRE E DEMOCRÁTICA.
QUE SAIBAM OS PARAIBANOS QUE SUPORTAREI QUAISQUER ENCARGOS, QUAISQUER DIFICULDADES, A FIM DE ASSEGURAR MINHA CONTRIBUIÇÃO DE TRABALHO AO POVO, COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA DE QUEM FEZ HISTÓRIA NA VIDA PÚBLICA, ATRAVÉS DE 23 ANOS NO PMDB, RECEBENDO ENSINAMENTOS DE HOMENS QUE HONRARAM A POLÍTICA DO NOSSO ESTADO: HUMBERTO, RONALDO E MARIZ.
NOS NOVE ÚLTIMOS ANOS, ACOMPANHEI O ATUAL GOVERNADOR, DEI TODA FORÇA DO MEU TRABALHO, PARA ELE CHEGAR AONDE CHEGOU – UMA MISSÃO, POR POUCOS, ACREDITADA – EU E O SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA SABEMOS DISSO.
PERCORREMOS CADA CANTO DESTE ESTADO, E APRESENTAMOS AO GOVERNADOR CADA PREFEITO, CADA VEREADOR, CADA LIDERANÇA… CORREMOS, SUAMOS, CHORAMOS E ACREDITAMOS NA MUDANÇA. MAS AS FORÇAS, E OS INTERESSES PESSOAIS DESENCAMINHARAM OS RUMOS DESSA HISTÓRIA.
ASSUMI A PASTA DA SECRETARIA DAS FINANÇAS NÃO COMO COMPENSAÇÃO OU RECOMPENSA. ASSUMI, PORQUE SABIA QUE FARIA – COMO FIZ – O MELHOR PARA OS PARAIBANOS. NÃO RECEBI NENHUMA BENESSE, ISSO NÃO FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA, ATÉ PORQUE SÓ LEVO PARA CASA O QUE ME É DE DIREITO: O SALÁRIO. TRABALHEI COM A EFICIÊNCIA E A ÉTICA QUE ME É PECULIAR. FIZ O AJUSTE FINANCEIRO. ACERTAMOS AS CONTAS E DEIXEI TUDO EM ORDEM. ESSE ERA O MEU DEVER E O CUMPRI.
DOEI MEUS DIAS DE TRABALHO, NO CUMPRIMENTO DE UMA MISSÃO, INCLUSIVE QUANDO O CÂNCER TENTOU ME DERRUBAR. NUNCA PAREI DE LUTAR, ALIMENTADA PELOS MEUS SONHOS E PELO DESEJO DE TRAZER MELHORES DIAS PARA A PARAÍBA.
MAS, AO SONHAR, EM AGORA PODER CONTRIBUIR NO PARLAMENTO, CONCORRENDO A UMA VAGA DE DEPUTADA ESTADUAL – UM DIREITO LEGÍTIMO A QUALQUER CIDADÃO – FUI PERSEGUIDA, ISOLADA, AMEAÇADA E HUMILHADA.
AO OUSAR DISCORDAR DA DETERMINAÇÃO, TENTARAM DESTRUIR-ME E ALIJAR-ME! FORAM DEZ MESES DE AGONIA!
POIS AOS QUE PENSAM QUE ME DESESTIMULARAM, RESPONDO QUE JESUS VIVEU OUTRA VEZ, PELO MENOS NAS BATIDAS DO MEU CORAÇÃO, NA MINHA MENTE, NA MINHA FORÇA… E GRAÇAS A ELE SEMPRE COMEÇO DE NOVO.
O DESESPERO DOS ÚLTIMOS DIAS SE TRANSFORMA EM ESPERANÇA E A SEU LADO, CÁSSIO CUNHA LIMA, COMEÇO TUDO DE NOVO.
ARACILBA ROCHA
JOÃO PESSOA, 21 JULHO 2014.