31
Charliton Machado, presidente estadual do PT |
Os dirigentes estaduais e pré-candidatos do PT da Paraíba se reuniram neste sábado (14) no Imperial Hotel, na orla de João Pessoa, e decidiram se posicionar pela rejeição da aliança proporcional com o PMDB, embora tenham confirmado o apoio do partido à pré-candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) ao Governo do Estado. O secretário de organização do partido, Jackson Macêdo, informou que o posicionamento não é imutável, mas preponderante.
“Só vamos definir nosso entendimento na convenção que será realizada no dia 30, mas os dirigentes estaduais e pré-candidatos do PT não aceitam a coligação proporcional com o PMDB porque entendem que a nossa intenção de ampliar espaços na Assembleia Legislativa e Câmara Federal seria frustrada. Matematicamente, essa composição proporcional não é interessante para o PT. Mas, estamos confirmando nosso apoio a Veneziano Vital e a indicação de Lucélio Cartaxo para compor a majoritária na vaga de candidato ao Senado”, disse ele.
O deputado federal Luiz Couto, presente à reunião, também se manifestou contra a coligação proporcional com o PMDB: “É uma coligação que fragiliza nossa bancada e não podemos trabalhar com essa hipótese”, disse ele, que é pré-candidato à reeleição e único federal do PT na Paraíba.
Os petistas querem aguardar a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da possibilidade de redução de bancadas antes de votarem a articulação da coligação proporcional.
ParlamentoPB