41
O Hospital Geral de Taperoá ‘Antônio Hilário de Gouveia’ já definiu e começou a executar sua agenda de cirurgias eletivas e pequenos procedimentos para este mês de junho. No total, a unidade programou a realização de 50 cirurgias, em diversas especialidades, e mais 30 pequenos procedimentos (exéreses). Esse quantitativo não inclui os procedimentos de emergência e urgência atendidos pela unidade. O balanço geral de cirurgias e procedimentos de maio contabilizou 79 intervenções, sendo as Colecistectomia, com 12 cirurgias, e a Herniorrafia, com 11 procedimentos, as maiores demandas eletivas do período.
Em maio, o HGT realizou três Ooforectomia, uma Miomectomia, duas Hemorroidectomia, uma laqueadura, duas Histerectomia, uma cirurgia de retirada de fibroma, duas de cisto, sendo uma Pilonidal e outra de Epididino, quatro cirurgias de correção de hidrocele, duas exéceres com rotação uterina, duas cirurgias de melanoma e seis Postectomia.
Os pequenos procedimentos realizados incluíram retirada de cistos sebáceos, lipomas, nevus lombar, toráxica, axilar e região frontal, além de verrugosidades e calosidades. Em maio, o HGT realizou cirurgias e pequenos procedimentos cirúrgicos em pacientes dos municípios de Teixeira, Patos, Desterro, Cacimbas, Livramento, Juazeirinho, Assunção, Brejo do Cruz, Areia de Baraúnas, Parari, Coremas, além de Taperoá.
“Antes de todos os procedimentos são realizadas consultas pré e pós-cirúrgicas, quinzenalmente e os nossos pacientes recebem também atendimento multidisciplinar da unidade”, explica a diretora geral do HGT, Fátima Tolêdo. O Hospital de Taperoá presta assistência nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica Geral, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica e oferece mais de 19 tipos de intervenções cirúrgicas no âmbito do SUS em diversas especialidades. O HGT ainda dispõe de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Ambulatório e presta atendimento de Urgência e Emergência, e Pronto Atendimento com médico de plantão 24 horas. O Hospital, que integra a rede estadual de saúde, é administrado pelo Instituto Gerir, e atende pacientes de toda a região do Cariri paraibano.
Ascom