40
Três lances polêmicos, dois pênaltis e três gols. O primeiro tempo de Botafogo-PB e Treze, na abertura da Série C do Campeonato Brasileiro, praticamente decidiu a partida.
Num segundo tempo morno, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, mais dois pênaltis recolocaram o Galo na partida, porém não foram suficientes.
E com gols de Magno, Pio e Frontini, o Belo estreou vencendo o Clássico Tradição por 3 a 2 e já assumindo a liderança do Grupo A.
Jonatas Belusso se recuoerou da penalidade perdida domingo passado contra o Auto Esporte, anotou as duas oporunidades que teve da cal e descontou para o Treze.
Para a próxima rodada, a tabela da Série C marca Treze x ASA, no Presidente Vargas, e CRAC x Botafogo-PB, em Catalão-GO. Os dois jogos agendados para as 16h.
No entanto, o Galo tem compromisso na quarta-feira (30), pela Copa do Brasil: enfrenta o Vasco da Gama, no jogo de ida da segunda fase.
O jogo
Com um jogo equilibrado até os 16 minutos da primeira etapa, a arbitragem do pessoense Éder Caxias, dos quadros da CBF, começou a ser questionada pelo Alvinegro de Campina Grande.
Após falta cobrada por Pio, da direita, o zagueiro Magno, em posição duvidosa, cabeceou para as redes, abrindo o marcador.
Oito minutos depois, o Belo chegou com Frontini, que invadiu a área e foi derrubado por Negretti. O árbitro aplicou cartão amarelo no trezeano e assinalou pênalti, convertido por Pio: 2 a 0.
Não demorou três minutos e o Botafogo-PB atacou de novo, dessa vez despretensiosamente com Rafael Aidar, na quina das linhas da área e de fundo. O estreante Charles Vagner se atrasou no lance e empurrou o adversário.
Frontini aproveitou a penalidade para ampliar o placar.
Aos 35, Rafael Aidar ainda teve tempo de acertar o travessão de Gilson.
Segundo tempo
Leandro Sena voltou para a etapa complementar com duas mudanças: Douglas no lugar de Clébson e Birungueta na vaga de Jaílson. Surtiram efeito, porque a segunda parte do clássico foi toda do Treze.
Com mais posse de bola, porém, o Galo não conseguiu traduzir em chances reais de gol.
Eis que aparace, outra vez, Éder Caxias. O árbitro marcou dois pênaltis para o Alvinegro, convertidos por Jonatas Belusso, incendiando a peleja, aos 31 e 34 minutos respectivamente.
Nos minutos finais, o Treze até pressionou, contudo não conseguiu empatar.
Ficha técnica
Botafogo-PB 3 x 2 Treze
Data: 26/04/2014 – 19h
Local: Estádio José Américo de Almeida Filho – “Almeidão” / João Pessoa
Competição: Campeonato Brasileiro / Série C – Grupo A (1ª rodada)
Arbitragem: Éder Caxias (CBF-João Pessoa); Kildenn Tadeu (CBF-Patos) e Luis Filipe (CBF-João Pessoa)
Cartões amarelos: Negretti , Jonatas Belusso (T). André Lima, Genivaldo, Alex Cazumba (B).
Gols: Magno (aos 16’ do 1º T), Pio (aos 24’ do 1º T), Frontini (aos 27’ do 1º T) para o Botafogo-PB. Jonatas Belusso, de pênalti (aos 31’ e aos 34’ do 2º T), para o Treze.
Botafogo-PB: Genivaldo, Ferreira, Magno Alves (Igor), André Lima e Alex Cazumba; Zaquel, Pio, Doda e Lenílson (Hércules); Frontini e Rafael Aidar (Cléo). Técnico: Marcelo Vilar.
Treze: Gílson, Sapé, Negretti, Oliveira e Fernandes; Charles Vágner, Douglas Packer e Clébson (Douglas); Fábio Cambalhota (Esquerdinha), Jaílson (Birungueta) e Jonatas Belusso. Técnico: Leandro Sena.
Paraíba Online – Esportes PB