29
O deputado federal Major Fábio (Pros) e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, se reuniram no início da tarde desta quarta-feira (23) em Brasília com os ministros da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; e das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi. Os dois solicitaram a liberação de emendas para beneficiar Campina Grande.
De acordo com o Major Fábio os valores somam R$ 10 milhões em investimentos para infraestrutura urbana, aquisição de tablets para a rede municipal e agricultura. Eles solicitaram apoio do Governo Federal para a complementação do Canal de Santa Rosa, para o Plano de Trabalho das obras de revitalização do Açude de Bodocongó, e o Canal de Bodocongó.
Romero e o Major Fábio aproveitaram a oportunidade para solicitar informações ao ministro da Integração Nacional sobre o andamento da Transposição do rio São Francisco. O ministro garantiu que o cronograma de obras está sendo cumprido e em dezembro de 2015 a Paraíba começará a receber a água do São Francisco. “Ele disse que a Paraíba é o estado do Brasil com maior déficit hídrico e por isso o Governo dedicou especial atenção”, revelou o Major Fábio.
O ministro confirmou ainda que as obras no canteiro de Monteiro (PB) estão avançadas na construção de um túnel com cerca de três quilômetros. No início do mês, durante audiência pública na Câmara, o Major Fábio questionou o ministro quanto ao cronograma e a urgência na execução das obras para beneficiar os paraibanos que sofrem com os efeitos da estiagem.
O ministro destacou que as obras do Projeto de Integração do São Francisco estão em andamento e apontam mais de 56,6% de avanço. Atualmente a obra emprega mais de 9,9 mil trabalhadores. Dos 16 lotes de obras, que compõe as metas, dois já estão concluídos: o Canal de Aproximação do Eixo Norte e Leste. Atualmente, estão em atividades 14 lotes: Lote 1, em Cabrobó (PE); 2,3 e 8, em Salgueiro (PE); Lote 4, em Verdejante (PE); Lote 5, em Brejo Santo (CE); Lote 6, em Mauriti (CE); Lote 7, em São José de Piranhas (PB); Lotes 9 e 13, em Floresta (PE); Lotes 10 e 11, em Custódia (PE); 12, em Sertânia (PE); e 14, em São José de Piranhas (PB).
Quatro trechos do Eixo Norte funcionam 24 horas por dia: em Salgueiro (PE), em Cabrobó (PE), em Jati (CE), e em São José de Piranhas (PB). Mais de 3 mil máquinas estão em operação.
CARIRI DA GENTE
Ascom