22
O Programa Saúde na Escola, desenvolvido nas escolas públicas municipais e estaduais de Monteiro, culminou nesta segunda-feira, 14, com uma grande mostra de atividades realizadas pelos alunos.
A mostra que aconteceu na Praça João Pessoa no período da manhã teve como tema: “Práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de paz e direitos humanos”.
O objetivo do Programa Saúde na Escola é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde. O programa em Monteiro é fruto de uma parceria iniciada em 2011 entre os Ministérios da Saúde e da Educação.
O público alvo do programa são estudantes da educação básica, gestores e profissionais da educação e da saúde. Também são atendidos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, assim como também o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Participaram do evento as Secretárias de Saúde Ana Lorenna, de Educação Ana Lima, de Administração Maria Beatrice, além da Secretaria Adjunta de Saúde Aline Cristianne, Coordenadora de atenção básica Ana Nóbrega, a professora Márcia Guedes representando as gestoras escolares da rede municipal, e a professora Dezirê Lucia, representando as gestoras das quatro escolas da rede estadual que também apresentaram os seus trabalhos, além de toda a equipe NASF do município.
A rede municipal apresentou trabalhos com temáticas como meio ambiente e sustentabilidade, vivendo a infância, alimentação saudável e obesidade, entre outros. A escola da zona rural premiada foi a Escola Benícia Alves de Santa Catarina com o tema: Acidentes e Trânsito e recebeu um kit de materiais para prática desportiva.
Na zona urbana, foi premiada a Escola Adalice Remígio que tratou sobre Diabetes e Hipertensão Arterial e também ganhou um kit.
Para o Coordenador do NASF Anderson Leite, a qualidade das atividades demonstrou que os temas foram muito bem desenvolvidos nas escolas durante a semana de ações que foi realizada de 07 a 11 de Abril em cada escola entre suas respectivas turmas.
“Tivemos jograis, danças, poesias, repente, paródias, peças de teatro e muita criatividade para tratar de assuntos ligados à nossa saúde, levando conhecimento de forma lúdica a estes alunos. O trabalho foi muito positivo”, comentou.
“As atividades são extra curriculares e vão continuar sendo trabalhadas e aprofundadas nas escolas havendo também a troca de experiências entre as mesmas”, acrescentou a Secretária de Saúde Ana Lorenna.
“Quando há esta interação entre as Secretarias, entre os profissionais, entre as escolas, entre os alunos, é impossível não alcançar objetivos tão exitosos como aconteceu nesta atividade”, encerrou a Secretária de Educação Ana Lima.
Ascom