20
Pela primeira vez na sua recente história, os moradores do assentamento José Jovem, no município de Boa Vista, no Cariri paraibano, estarão recebendo Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), através dos técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção). O assentamento José Jovem foi criado pelo Incra-PB em 18/10/2012 e possui 1.293 hectares, onde estão assentadas 40 famílias de trabalhadores rurais. Neste momento, depois de uma visita ao assentamento e conversas com os assentados, o engenheiro agrônomo Hugo da Costa Araújo, a assistente social Rosemary Gomes e o médico veterinário Janduy Silva Marinho estão elaborando um diagnóstico sobre o assentamento que será acompanhado por eles.
Os demais técnicos também estão fazendo um levantamento dos outros 27 assentamentos que serão acompanhados pela COONAP, alguns deles pela primeira vez. Na próxima semana, nos dias 16 e 17, de posse das informações sobre todos os assentamentos, os técnicos da COONAP darão continuidade à Oficina de Nivelamento Metodológico para Elaboração do Plano Executivo do Programa de Ates 2014/2015, do qual participaram todos os técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção). A oficina teve início na semana passada e está sendo ministrada pelos articuladores do IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), Jonas Melquíades e Sávia Cássia.
De acordo com o levantamento feito pelos técnicos da COONAP, o assentamento José Jovem foi criado na antiga fazenda Juá e o tipo de economia que prevalece entre as famílias é a agricultura familiar, tendo como base a produção de milho e feijão. Um dos problemas detectados foi o abastecimento de água, que é feito a cada quatro meses, através de um carro-pipa.
O assentamento José Jovem é um dos cinco que serão acompanhados pelos técnicos da COONAP pela primeira vez. Além dele, estão Gravatá e 1º de Maio, em Pocinhos; Pequeno Richard, em Campina Grande; e Trincheiras de Carnoió, em Riacho de Santo Antônio. No total, a cooperativa estará acompanhando 28 assentamentos em 14 municípios paraibanos e um total de 1.092 famílias.
Facebook: www.facebook/coonap.ates
Karina Araújo
|