26
A secretária de saúde de Monteiro, Ana Lorena, concedeu entrevista nesta terça-feira (18) ao Jornal da IND 2ª Edição e esclareceu reportagem veiculada na imprensa regional de que Monteiro estaria em terceiro lugar no ranking das cidades paraibanas com maior casos de dengue registrados. Segundo a auxiliar, a reportagem também mostrou e pouco foi destacado que apenas 32 cidades da Paraíba alimentaram o sistema com informações das notificações em seus municípios, o que favoreceu a cidade de Monteiro ter ficado em terceiro lugar no Estado.
“Na verdade, nós na Secretaria de Saúde de Monteiro estamos cumprindo nosso dever com o Estado e informando todas as notificações de suspeita de dengue no município até para prestarmos uma maior assistência a população no que se refere a doença. Fatalmente, se outras cidades estivessem alimentando o sistema da Vigilância Epidemiológica como se deve, Monteiro não estaria nessa posição”, explicou Ana Lorena.
A secretária disse está satisfeita em Monteiro ter sido apontada entre as poucas cidades do Estado a alimentar corretamente os dados do sistema e destacou que o município tem dedicado especial atenção às pessoas que apresentam sintomas da doença. Para Ana Lorena, a população precisa ficar sempre atenta aos fatores que levam a acumulação do mosquito “Aedes Aegypti” e desta forma evitar que a doença se alastre em todos os municípios do Cariri.
Ainda de acordo com Ana Lorena, dos 57 casos notificados como suspeita de dengue em Monteiro este ano, apenas 1 foi confirmado.
De Olho no Cariri