Home Geral Livramento troca marchinhas de carnaval por poesia e sarau recebeu Evaldo Costa

Livramento troca marchinhas de carnaval por poesia e sarau recebeu Evaldo Costa

by Redação
0 comment

A vocação falou mais alto em Livramento e muita gente trocou as melodias das marchinhas de carnaval pelo som da viola. No primeiro dia dessa festa nacional onde todos os olhares estão voltados para os festejos carnavalescos o Sítio Carneiro foi palco de um Sarau organizado por Pedro Rômulo Nunes, poeta, escultor e criador do museu do homem do Cariri que fica na sua propriedade e que está aberto ao público.
A festa poética do Carneiro começou ainda a tarde com esporte, onde houve a inauguração da reforma do campo e seguiu noite adentro recebendo admiradores da poesia de toda a região que veio ouvir os afiados versos da dupla Vicente Soares e Elói Davi, que entrou para se apresentar logo depois que o sanfoneiro Vigozinho cantou músicas conhecidas e embalou os visitantes com forró pé de serra e apresentou o solo de composições do Rei do Baião.
No hall da pequena Escola Agostinho Patrício de Araújo foi apresentado a exposição fotográfica “Gente do Cariri cem anos de sonhos”, trabalho do fotógrafo Valtécio Rufino que expôs as obras que homenageia gente simples da região. “O trabalho foi desenvolvido em cinco cidades, São João do Cariri, Parari, Santo André, Taperoá e Livramento, e é uma síntese da trajetória de vida do povo do Cariri”, diz Valtécio.
Mesmo tendo a disposição o maior carnaval do Nordeste, Evaldo Costa deixou o galo da madrugada, bloco tradicional do Recife, e veio ouvir os poetas do Cariri no município que fica perto da sua cidade, Parari. Ao falar para as pessoas no evento, Evaldo disse está muito feliz por participar do Sarau organizado pelo poeta e amigo, Pedro Rômulo, que com suas iniciativas vem transformando o Carneiro.
Rômulo, que é artesão, confeccionou brinquedos que farão parte do dia a dia da Escola. Logo na estreia tinha fila para ir no escorrego. Outro brinquedo que fez sucesso foi tirolesa, uma corda ligando um ponto a outro e que desce uma cadeira levando a criança.
Outro ponto alto da festa foi a homenagem ao vaqueiro mais velho da região, Raminho David, morador do sítio Sarapó. Raminho se emocionou quando foi chamado para receber a homenagem. O vaqueiro chorou ao visitar o museu do homem do Cariri, local que presta tributo a ele. Raminho ainda ouviu um poeta aboiador e recebeu o carinho de Sola de Zé de Aninha, Duda do Pernambuco e o poeta Padin.
Ao terminar o evento Rômulo se emocionou ao ouvir o depoimento do garoto Ramon de apenas 5 anos que agradeceu ao poeta pelos brinquedos, pela festa e o chamou de amigo, dizendo que o poeta tinha sido mandado por Deus.
A prefeita Carmelita Ventura foi uma das parceiras do evento e participou da festa do começo ao fim.
Valtercio Rufino

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho