31
Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, estudantes da disciplina “Gênese e Morfologia do Solo”, do curso de Engenharia de Biossistemas, realizaram nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, uma visita técnica na Mineradora Pedra Lavrada, em Santa Luzia-PB, empresa que explora a vermiculita.
No mês de dezembro último os estudantes também visitaram a Mineração Ind. e Com. Campo Verde LTDA, em Patos-PB, que explora o calcário dolomítico.
Os estudantes , acompanhados da professora da disciplina, Adriana Meira, conheceram as áreas de lavra e as sequências da exploração e beneficiamento dos minérios, ambos, produtos que podem ser utilizados na produção agroecológica.
As visitas técnicas tiveram como objetivo, proporcionar aos discentes o conhecimento dos processos e práticas dos ambientes próprios de uma empresa mineradora, e conhecer “in situ” um dos fatores de formação do solo – a rocha ou material de origem.
De acordo com professora da disciplina, Adriana Meira Vital, “a atividade de visita técnica visa o encontro do estudante com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla e sua realização é de extrema relevância para os alunos da graduação”.
“Os alunos não somente constataram nas empresas visitadas o conhecimento adquirido na atividade acadêmica, mas agregaram valores pessoais e profissionais, além de estarem ainda mais motivados para o exercício futuro da profissão nas áreas afins”, disse.
A visita teve um caráter multicampi, com participação do professor Rivaldo Vidal, que ministra as disciplinas de Solos e Áreas Degradadas, do curso de Engenharia Florestal, Campus de Patos da UFCG.
CARIRI DA GENTE
Rosenato Barreto