24
Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral deferiu ontem, à noite, o registro da candidatura de Joventino de Tião (PSC) e determinou a posse dele como prefeito de Barra de Santana, no Cariri paraibano. Desde 1º de janeiro de 2013, o município é administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Amaury Ferreira (PSD).
Quando o julgamento do recurso foi iniciado ontem, o placar estava empatado, com dois votos contra o deferimento do registro e dois a favor. O ministro Henrique Neves da Silva, que tinha pedido vistas na sessão anterior, apresentou o voto contra Joventino. Em seguida, a ministra Luciana Lóssio voltou a empatar. Coube ao ministro Gilmar Mendes desempatar a favor de Joventino de Tião.
Após a proclamação do resultado, Joventino saiu em carreata com correligionários pelas principais ruas de Barra de Santana.
“Foi a vitória do povo e da democracia. Agora vamos recuperar o tempo perdido com muito trabalho em favor da população de Barra de Santana que sofre com a falta de água e infraestrutura”, ressaltou Joventino, que é irmão do deputado estadual Doda de Tião (PTB).
Nas eleições de 2012, Joventino foi o mais votado, mas os sufrágios foram considerados inválidos em primeira instância e pelo Tribunal Regional Eleitoral por não comprovação do domicílio eleitoral em Barra de Santana. Ele recorreu ao TSE.
Por sua vez, a segunda colocada nas eleições de 2012, Ana Ludgério (PSB), não assumiu por ter obtido menos de 50% do total de votos válidos.
Josumar Barbosa
Jornal da Paraíba