27
Açude Porções em Monteiro (Foto: Mano Carvalho) |
Segundo pesquisa feita pelo site Folha/Uol, dos 47 municípios que estão em racionamento de água, 20 estão na Paraíba – número confirmado pela Companhia de água e Esgotos da Paraíba. Com a situação já crítica, o Governo trabalha com a perspectiva de ‘chuva zero’ no inverno do semiárido e se prepara para a possibilidade de o quadro piorar.
De acordo com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, representantes dos órgãos relacionados com a gestão da água da Paraíba se reunirão com a Central de Controle de Desastres de Brasília e com a Agência Nacional das Águas ainda este mês. Em pauta, o planejamento de saídas viáveis para socorrer os municípios afetados pela escassez de chuvas.
“Trabalhamos exatamente com a perspectiva de ‘chuva zero’, porque temos que imaginar a situação mais grave e nos planejarmos. É evidente que se chover, o quadro muda. Vamos nos reunir com a Central de Controle de Desastres de Brasília para debater o que pode ser feito pela Paraíba para evitar um colapso. Caso não chova até o fim de fevereiro em Coremas/Mãe D’Água, iremos discutir também com a ANA e algumas soluções, porque esse reservatório também abastece alguns municípios do Rio Grande do Norte”, explicou João Azevedo.
Portal Correio