31
Nos últimos anos, os produtores de leite paraibanos tem sofrido com interrupções no pagamento do produto junto ao programa Leite da Paraíba, de responsabilidade da FAC (Fundação de Ação Comunitária). No ano de 2012, uma série de irregularidades envolvendo o programa foram detectadas e por isso o pagamento dos produtores foi interrompido. Mesmo com as denúncias superadas, a FAC voltou a atrasar o repasse dos produtores.
Segundo denúncia de João Bosco, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Taperoá, eles estão com os repasses de dezembro e janeiro atrasados e já entraram o mês de fevereiro sem previsão concreta de pagamento.
O vice-prefeito e secretário de agricultura de São José dos Cordeiros, Jefferson Roberto, reclamou em sua página no facebook que alguns produtores de seu município estão desde novembro sem receber.
O presidente da FAC ainda no mês passado informou que o pagamento seria liberado, mas até o momento a promessa não se concretizou. Os produtores reclamam que o programa do leite vem sofrendo uma crescente desvalorização nos últimos anos e o limite comprado pelo Estado, assim como o preço por litro não foi ampliado.
De Olho no Cariri