30
Assentados de Taperoá e Assunção fecharam a BR 230 no trecho que liga Assunção, Juazeirinho e Junco do Seridó na manhã desta sexta-feira (07). O objetivo do protesto é reivindicar melhorias para o acampamento José Moreira, em Taperoá que foi criado em agosto de 2011 e reúne 35 famílias, cerca de 300 pessoas.
A polícia militar deslocou um efetivo com seis viaturas para dar segurança e garantir que o protesto seja pacifico. Com cartazes em mãos fazendo reivindicações, os militantes bloquearam a BR 230 com galhos de árvores e pneus, deixando um total de 5 quilômetros de congestionamento.
De acordo com o coordenador do MST do Cariri, Iron, que lidera o acampamento os principais motivos do protesto são a falta de água na cidade de Assunção, a liberação de algumas casas que foram construídas e estão sem ocupação, também em Assunção e na mesma cidade eles querem que o INCRA faça a divisão de uma fazenda que fica nas proximidades do centro urbano.
Já para Taperoá a reclamação é contra prefeitura que, segundo eles, recebeu maquinário do PAC 2 e as máquinas não chegam para beneficiar os assentados do José Moreira. Iron disse ainda que o INCRA não fez a liberação do primeiro crédito, mesmo o assentamento sendo de 2011.
De Olho No Cariri
Foto: Patricio Silva