37
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, participa amanhã, em Brasília, do Encontro Nacional do PSB, na companhia do governador de Pernambuco e pré-candidato a presidente da República pela legenda, Eduardo Campos, e da ex-senador Marina Silva. Objetivo: discutir a elaboração da carta-programa do PSB com as principais propostas do partido para governar o País, em caso de vitória do socialista nas eleições gerais de outubro deste ano.
Na condição de governador da Paraíba, Ricardo Coutinho foi convidado a dar sua contribuição. Eduardo Campos e Marina Silva vão coletar sugestões e propostas dos governadores, senadores, deputados e de outras lideranças do PSB para a formatação do plano de governo que será apresentado à sociedade brasileira, no decorrer da campanha presidencial.
Também amanhã, o encontro do PSB discutirá a elaboração de um roteiro de seminários regionais, com participação dos socialistas e aliados de todo o País, para complementar as propostas do plano de governo. De antemão, já está certo que o seminário da região Nordeste será realizado na cidade de Recife. Eduardo Campos deve se desincompatibilizar do cargo de governador de Pernambuco até o dia 5 de abril para lançar candidato a presidente da República.
Dilma
Enquanto o PSB se prepara para elaborar seu plano de governo, o PT aproveita o poder da caneta da presidente Dilma Rousseff para reforçar a participação de lideranças nordestinas no seu governo, visando o projeto da reeleição. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, passada a primeira etapa da reforma ministerial, em que o foco da presidente Dilma Rousseff foi cuidar do PT e vincular áreas estratégicas do seu governo à campanha para a reeleição, a próxima etapa terá por objetivo amarrar o Nordeste ao governo.
“Todas as trocas aguardadas serão feitas para mover peças nordestinas no tabuleiro da Esplanada e tentar solucionar problemas regionais que ameaçam o protagonismo do PT na região, que foi fundamental para a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e para a vitória de Dilma em 2010”, diz o jornal na edição de ontem.
Na lista da presidente Dilma, segundo o Estadão, estão nordestinos que devem ir para sua equipe, como o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL); Benito Gama, baiano, presidente em exercício do PTB; e Alexandre Macedo, secretário executivo a ser indicado pelo atual ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), para ficar em seu lugar. “O ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, ligado ao governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), também deverá ser confirmado no cargo”, diz o jornal paulista
Ainda de acordo com o jornal a preocupação com o Nordeste se deve ao fato de o favoritismo da presidente na região estar sofrendo uma série de ameaças admitidas pelos marqueteiros da campanha de Dilma. Em setembro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, rompeu com o governo. Ele é candidato do PSB à Presidência.” A oposição avançou também na Bahia, no Ceará e em Sergipe”, frisa.
Sede da PGE será inaugurada na quarta-feira
O governador Ricardo Coutinho e o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, inauguram na próxima quarta-feira, às 18h, as novas instalações da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), na Rua João Machado, nº 394, no Centro de João Pessoa.
Localizada em posição estratégica, próxima ao Fórum da Capital e ao Centro Administrativo Estadual, a PGE-PB passará a funcionar em um casarão de aproximadamente 800 metros quadrados, que foi reformado e adaptada para abrigar todos os setores da Procuradoria.
De acordo com o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, além da localização estratégica, a nova sede da PGE-PB vai garantir um melhor atendimento ao público e melhores condições de trabalho aos Procuradores e demais servidores do órgão que atua na defesa e na representação jurídica do Estado.
“A nova sede é uma conquista que demonstra o reconhecimento do governador Ricardo Coutinho ao importante trabalho dos que fazem a Procuradoria Geral do Estado na representação e defesa do Estado na esfera judicial. Além de ser uma medida de fundamental importância para garantir uma boa atuação dos Procuradores do Estado na defesa intransigente do interesse público, em benefício da população paraibana, em um espaço apropriado e que foi adaptado para este fim”, declarou o procurador geral.
Rômulo Araujo acumula funções em secretaria
Ricardo Coutinho nomeou Rômulo Araújo Montenegro para responder, interinamente, pela Secretária do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba. Ele, que até então respondia pela secretária executiva, acumulará os dois cargos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de sábado.
Rômulo Araújo assume no lugar Marenilson Batista que pediu exoneração do para disputar uma vaga de deputado estadual. O prazo de desincompatibilização dos cargos públicos, para quem pretende disputar o próximo pleito, é 5 de abril.
Pelo menos mais quatro auxiliares do primeiro escalão do Governo devem deixar os cargos para se candidatar nas eleições 2014. Dois já deixaram a administração estadual para se dedicar à pré-campanha. Além de Marenilson Batista, a ex-secretária de comunicação Estela Bezerra também deixou a secretaria de Comunicação. Ela pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Em breve, quem também deve deixar o Governo são os deputados estaduais licenciados Manoel Ludgério (PSD)-Desenvolvimento e Articulação Municipal- e Adriano Galdino (PSB)- Chefe da Casa Civil. Também pretendem brigar por uma cadeira da Assembleia são os Secretários Ricardo Barbosa (Especial do PAC) e Aracilba Rocha (Finanças).
Portal Correio