25
Três parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional aparecem entre os 15 mais atuantes do país, segundo levantamento do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), publicado na revista Veja. No Senado, os destaques ficaram para os senadores Vital do Rêgo Filho (PMDB), que aparece na 8ª posição, e Cícero Lucena (PSDB) na 11ª posição. Na Câmara Federal, o deputado Manoel Júnior (PMDB) está na 9ª colocação entre seus pares. De uma bancada composta por 15 parlamentares, a Paraíba emplacou 13 nomes no ranking.
Vital do Rêgo conquistou nota 7 no ‘ranking do progresso’ e Cícero Lucena obteve nota 6,4. “Isso mostra que o nosso trabalho tem sido reconhecido nacionalmente e aqui na Paraíba. Eu sou o parlamentar que apresentei o maior número de projetos no Senado. Eu já apresentei 100 projetos de lei ao longo desses três anos”, destacou Vitalzinho. Já Manoel Júnior ficou com nota 8, dentre os deputados federais.
Também estão na lista os deputados Major Fábio, Leonardo Gadelha, Benjamin Maranhão, Damião Feliciano, Nilda Gondim, Rui Carneiro, Hugo Motta, Efraim Filho, Wilson Filho e Luiz Couto. O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação a nove eixos fundamentais, “que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados”.
A revista elogia a atuação dos parlamentares citados no ranking e diz que “o modo mais adequado de medir o desempenho de um parlamentar em favor de um Brasil mais moderno e competitivo é aferir a qualidade de seu ativismo, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado”.
O chamado “ranking do progresso” analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista “foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013”.
Os nove eixos de atuação dos parlamentares, considerados na pesquisa, foram: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos, aeroportos); Combate à corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco Regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas.
com JP ( Lenilson Guedes )