33
Estudantes da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, de Sumé, apresentaram na tarde desta quarta-feira, 27, na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, na cidade de Serra Branca, a mostra “Experimentos de baixo custo em física: uma realidade em nossa escola”. O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, através do Laboratório de Física e do projeto Promovendo a Integração do Curso de Engenharia de Produção da UFCG/CDSA.
Os estudantes, acompanhados da professora Fabiana Nascimento, apresentaram experimentos na área de física experimental, confeccionados pelos próprios estudantes com materiais alternativos e de baixo custo.
O projeto recebe o apoio CDSA via Laboratório de Física, sob coordenação do diretor do Centro, José Vanderlan Leite. As atividades dos estudantes e da professora Fabiana, recebem a contribuição do técnico em laboratório de física do CDSA, Osvaldo Farias Alves e do aluno bolsista José Wilker Melo, do curso de Engenharia de Produção.
“A mostra é uma ótima oportunidade para o aprendizado da física pelos estudantes”, destaca a professora.
A ideia de trabalhar com experimentos de física surgiu a partir da participação dos estudantes daquela escola juntamente com a sua professora, Fabiana Nascimento, em um projeto realizado no Laboratório de Física do CDSA, onde eles puderam ver na prática a aplicação dos conceitos da física. A partir daí, conta a professora, “tivemos a ideia de trabalhar isto em sala de aula, e desde então estamos realizando experimentos e dividindo o aprendizado dos alunos com os demais e com outras escolas do entorno de Sumé”.
CARIRI DA GENTE
(Rosenato Barreto)