30
Como de costume em partidas decisivas da Copa do Brasil deste ano, a torcida do Flamengo dominou as arquibancadas do Maracanã para empurrar o Rubro-negro. E além de aproveitar o embalo que vinha de fora do campo, o time contou com o artilheiro Hernane para confirmar mais uma classificação na competição. Sem tomar conhecimento do adversário, a equipe da Gávea goleou o Botafogo por 4 a 0 na noite desta quarta-feira e garantiu a vaga na semifinal do torneio. O “Brocador”, três vezes, e Léo Moura marcaram os gols do jogo
Com o resultado positivo, o Flamengo aguarda o resultado da partida entre Vasco e Goiás – nesta quinta – para saber quem será seu adversário nas semifinal. Em caso de classificação dos goianos, o Rubro-negro terá a vantagem de decidir o segundo jogo e uma vaga na final em casa. Em caso de avanço do rival Cruzmaltino, as duas partidas serão realizadas em campo neutro (Maracanã).
O domínio nas arquibancadas foi refletido dentro de campo no início do jogo. Empurrado pela torcida, que lotava três (Norte, Leste e Oeste) dos quatro setores do Maracanã, o Flamengo imprimiu um ritmo mais forte nos primeiros minutos. Léo Moura, Elias, Hernane e, principalmente, Paulinho criavam algumas boas chances. O Botafogo só conseguiu respirar depois dos 10min, quando assustou o goleiro Felipe com um bom chute de Gegê.
O lance alvinegro não chegou a preocupar o Flamengo, que voltou a se impor e chegou ao gol logo na sequência. Aos 20min, após cobrança de falta de André Santos pela esquerda, Hernane aproveitou a bola mal rebatida por Marcelo Mattos e, dentro da área, chutou para o fundo das redes.
O gol levou ao delírio os torcedores rubro-negros no Maracanã e empolgou ainda mais o time em campo E dominando amplamente o jogo, o Flamengo não demorou para ampliar a vantagem. E novamente com Hernane. Aos 32min, Paulinho recebeu na entrada da área pelo lado esquerdo e chutou para a defesa parcial de Jefferson; no rebote, o “Brocador” tocou para as redes e confirmou o 2 a 0 no placar antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo bem que tentou ensaiar uma reação, mas tudo continuou como antes. E para ser fiel ao roteiro do primeiro tempo, Hernane voltou a balançar as redes de Jefferson. Destaque absoluto do jogo, o atacante aproveitou cruzamento de André Santos da esquerda, aos 12min, cabeceou firme para o gol, ampliou a vantagem para 3 a 0.
O tento desanimou o Botafogo e fez parte da torcida começar o Maracanã ainda no início da segunda etapa. E o drama dos alvinegros só aumentou. Aos 26 min, Hernane sofreu pênalti de Dória, que foi expulso. O artilheiro da noite passou as bolas para as mãos do aniversariante Léo Moura, que cobrou com perfeição, decretou o 4 a 0 no placar e aumentou a festa rubro-negra.
Nos últimos minutos, com o duelo decidido e sem novas mudanças no placar, sobraram aplausos, gritos de “olé” e provocações dos flamenguistas aos botafoguenses, que nem ficaram no estádio para o apito final.
FLAMENGO 4 x 0 BOTAFOGO
Data: 23/10/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fábio Pereira (TO)
Renda: R$ 2.955.555,00
Público: 50.505 pagantes / 59.848 presentes
Cartão amarelo: Elias e Hernane (FLA); Dória (BOT)
Cartão Vermelho: Dória (BOT)
Gols: Hernane, aos 20 e 32 minutos do primeiro tempo, e aos 12 do segundo tempo; Léo Moura, aos 26 minutos do segundo tempo
Flamengo
Felipe; Léo Moura (Rafinha); Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Adryan); Paulinho (Bruninho) e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida
Botafogo
Jefferson; Gilberto, Dória, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos (Sassá), Renato (Lucas Zen), Lodeiro, Gegê e Seedorf (Dankler); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira