37
Autoridades políticas da Paraíba e do estado de Pernambuco, poetas, escritor, como também a população taperoaense, compareceram na Câmara de Vereadores da cidade de Taperoá – PB, durante a Sessão desta sexta feira (30/08), para prestar uma Homenagem ao Jornalista Evaldo Costa, natural da cidade de Parari.
Representantes das cidades de Itapetim e de Brejinho, no estado de Pernambuco, e das cidades do Congo, Livramento, Assunção, Santo André e Parari, da Paraíba, marcaram presença para prestigiar o evento. O Vice Governador Rômulo Gouveia não compareceu à Casa Legislativa, mas justificou sua ausência.
O Secretário Estadual de Comunicação de Pernambuco, recebeu das mãos da vereadora taperoaense Ângela Maria de Oliveira, (na qual foi a propositora do projeto), a comenda em sua homenagem. A parlamentar relatou as contribuições culturais que o jornalista, deixou no cariri paraibano.
Assis, atual Presidente do CUCA – Centro Cultural do Cariri, usou a tribuna e ressaltou a importância da atuação de Evaldo Costa em relação ao fomento, incentivo e apoio logístico à cultura paraibana, especialmente do Cariri.
Pedro Rômulo Nunes, poeta de Livramento e Leandro Leite, poeta de Taperoá, recitaram poesias em homenagem justa e merecida à Evaldo Costa, enaltecendo a sua intensa participação e apoio à cultura Caririzeira.
Efigênio Moura, escritor paraibano, nascido em Monteiro e crescido por todo o Cariri, autor de “Eita Gota”, “Ciço de Luzia” e “Santana do Congo”, também usou a tribuna para agradecer à Evaldo Costa o apoio para o fomento e publicação de suas obras e ressaltou a importância do mesmo para a cultura do Estado.
A presidente da Câmara de vereadores, Margarete Carvalho justificou o motivo da Comenda não ter sido entregue antes. “A homenagem a Evaldo Costa, com a propositura da vereadora Ângela, foi votado em sessões passadas e teria sido concedida há dias atrás, no entanto, Evaldo adoeceu e pediu para adiar para esta Sessão, onde foi homenageado por todos os presentes, pelos vereadores da Casa e amigos que vieram de cidades vizinhas, para mostrar admiração por Evaldo Costa”.
Por fim, o jornalista Evaldo Costa, discursou no plenário da Câmara Municipal de Taperoá. Ele que recebeu uma comenda do parlamento taperoaense, falou sobre sua história de vida e chamou atenção para o fato de que, de toda sua trajetória, o que mais se orgulha é ser Caririzeiro. E ainda que, a entrega dessa Comenda foi resultado da generosidade do povo do Cariri.