61
Escola Estadual Bento Tenório de Sousa – Escola do Campo, localizada no sítio Santa Catarina em Monteiro-PB, pioneira por ser a primeira escola de ensino médio no campo no estado da Paraíba, realizou a sua terceira aula de campo hoje (28), na cidade Prata-PB, visitando o centro vida Nordeste e a senzala no sítio São Paulo dos Dantas.
O Centro Vida Nordeste, que tem a responsabilidade de João Pedro, preserva o bioma caatinga, que conta com, tecnologias sustentáveis como o biodigestor, que produz gás de cozinha utilizando fezes de animais os dejetos depois podem ser utilizados nas hortas. O Espaço ainda conta com fósseis pré-históricos, o que demostra que a região já foi habitada por grandes seres no passado. Já na fazenda onde existem construções antigas como uma senzala foi possível sentir energias negativas que havia no local.
O Professor José Wilton falou que A educação é o único meio que nos restou de abrir novos horizontes, ou seja, na região em que estamos inseridos, desde pequenos nos acostumaram que aqui não se produz nada ou que só se colhe alguma coisa no período das chuvas, a função da escola e essa, demostrar que esse pensamento é ultrapassado e arcaico, na aula de hoje foi visto que tecnologias simples e acessíveis existem basta que sejam disseminadas e adotadas. A escola irá adotar algumas dessas tecnologias para que assim possamos juntos com os discentes construirmos uma nova realidade de convivência harmônica com a caatinga.
Já a professora Lucelma Araújo disse que na sua visão o aluno tem a oportunidade de por em pratica tudo a teoria que o mesmo aprende em salva de aula. No caso da matemática, estamos vivenciando a matemática na realidade.
“A participação dos alunos nessas aulas de campo é importante, pois os mesmos inseridos no meio rural, especificamente na região do cariri paraibano, muitos não conhecem bem nossa terra e vegetação, e é isso que aulas de campo estão disponibilizando, conhece nossa região, nossa vegetação e nossa história”, comentou o aluno Emerson Vasconcelos.
A primeira aula de campo foi em uma horta agroecológica no sítio Macapá, já a segunda foi na fazenda Felisberto na cidade de São João do Tigre-PB, ambiente de mata preservada.
FONTE: Portal Cariri da Gente
confira algumas fotos
Casarão da Antiga senzala