41
A campanha eleitoral de 2014 foi antecipada na Paraíba e os pretensos candidatos a deputado estadual e deputado federal já se articulam e fecham acordos políticos. Dentre os possíveis candidatos, a reportagem identificou dois que estão trabalhando a pleno vapor: Fausto Oliveira e Evaldo Costa. Os dois estão costurando acordos políticos com lideranças no interior e na Capital para as eleições do próximo ano.
De olho numa vaga na Assembleia Legislativa, está o ex-deputado estadual Fausto Oliveira. Ex-pastor e ex-coordenador político da Igreja Universal do Reino de Deus na Paraíba, Fausto tenta se livrar de acusações de tráfico de crianças no Estado do Piauí. Ele chegou a ser preso pela Polícia do Ceará, em Fortaleza, depois de denúncias.
Ele entrou em contato com a reportagem do Correio e garantiu que foi inocentado pela Justiça do Piauí e pela Polícia do Ceará. Estou livre dos processos. Fui inocentado e estou juntando provas para mover ações na Justiça contra quem me caluniou. “E vou processas os Estados do Ceará e do Piauí por danos morais à minha imagem”, disse Fausto Oliveira, que tenta se recuperar politicamente na Paraíba.
Atualmente sem partido, Fausto disse que recebeu convite e vai se filiar ao PT do B, partido comandado na Paraíba pelo deputado cassado Genival Matias, que também tentará retornar à Assembleia Legislativa da Paraíba. “Serei candidato a deputado em 2014 porque não devo nada à Justiça. Não fui condenado em nenhuma instância e provei minha inocência. Portanto, sou ficha limpa”, comentou Fausto Oliveira.
O outro possível candidato a deputado em 2014 é secretário de Comunicação de Pernambuco, o paraibano Evaldo Costa. Jornalista de 57 anos, Evaldo pretende ser candidato a deputado federal pela Paraíba. Tem pavimentado sua possível candidatura junto a prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas no interior do Estado.
Evaldo é natural do município de Parari, na região do Cariri, onde, este ano, participou de uma solenidade com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Evaldo é home de confiança do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pretenso candidato a presidente da República.
Secretário atua na PB
Conforme reportagem publicada recentemente no Jornal do Comercio, de Recife, o secretário de comunicação de Pernambuco, Evaldo Costa, “atuou expressivamente para a vitória do trabalhador rural e candidato do PSB a prefeito de Parari, José Josemar Ferreira de Sousa, conhecido como Josa”. O prefeito disse ao Jornal do Commercio que Evaldo ajudou na sua campanha.
“Ele me ajudou bastante na campanha, como filho natural de Parari e como uma pessoa do PSB. Ele fez muitos contatos, andou muito. É uma pessoa muito quista”, disse o prefeito à reportagem do jornal pernambucano.
Ainda segundo o Jornal do Commercio, Evaldo tentou eleger seu sobrinho Francisco de Assis da Silva (PSB) vereador em Parari, mas não conseguiu. Assis ficou na segunda suplência e, hoje, é secretário de Administração.
É o responsável por cuidar das pendências quando o tio não está na cidade, segundo o jornal. A matéria do Jornal do Commercio, publicada no dia 28 de abril, diz que Evaldo participou da campanha em outros municípios do Cariri, como Coxixola, Serra Branca, São José do Cordeiro e Taperoá.
Contato telefônico
Em contato telefônico com a reportagem do Correio, na quinta-feira à tarde, Evaldo Freire não confirmou, nem negou que vá de candidatar a deputado federal nas eleições do próximo ano. Ele disse que, no momento do telefonema, estava resolvendo um problema com sua esposa, provavelmente em um aeroporto, e disse que retornaria a ligação depois, o que não aconteceu.
Portal Correio