39
O Dia do Maçom foi comemorado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na noite desta terça-feira (20) com uma sessão especial proposta pelos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Raniery Paulino (PMDB), que contou com a presença das autoridades políticas e maçônicas do Estado. Após a solenidade, os convidados festejaram a data e homenagearam a Grande Loja Maçônica da Paraíba que completa 86 anos de existência no dia 24 de agosto.
O evento teve a finalidade de prestigiar o grupo maçônico paraibano e celebrar o trabalho desenvolvido pela maçonaria que tem como objetivo disseminar a prática do bem para a sociedade. “Nos reunimos nesta noite também como forma de estimular todas estas pessoas a continuar fazendo o bem, buscando patrocinar a cultura da paz. Este é um momento de reflexão, pois estamos aqui em um ambiente festivo para fraternizar com todos que congregam na maçonaria”, explicou o deputado Raniery Paulino.
O deputado Janduhy Carneiro ressaltou a importância da homenagem, que é celebrada todos os anos pelo Poder Legislativo, e destacou a responsabilidade do grupo. “Prestamos uma justa homenagem aos maçons da Paraíba e que integram todas as nações. É uma sessão muito gratificante pelos relevantes serviços prestados por eles ao nosso Estado, seja pela igualdade, a fraternidade e a família, pois todos vivem para semear o amor e a caridade”, elogiou o parlamentar.
Na ocasião, os representantes da ALPB homenagearam a Grande Loja Maçônica da Paraíba, que foi fundada em 24 de agosto de 1927, atualmente representada pelo Grão Mestre José Reinaldo Camilo de Souza.
“Foi um momento de integração entre a sociedade maçônica e a civil. Encontros como este nos aproxima mais ainda da sociedade civil e faz com que possamos estar mais interagidos e consequentemente trabalhando juntos em prol do engrandecimento da humanidade”, destacou o Grão Mestre que acrescentou sobre a responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando e aprimorando o conhecimento.
Estavam presentes compondo a mesa, além dos deputados Janduhy Carneiro e Raniery Paulino, os deputados Jutay Meneses (PRB) e João Gonçalves (PEN), o grão-mestre Carlos Augusto Braz Cavalcanti, o presidente da associação dos maçons do Estado Sebastião Antônio do Nascimento e o grande primeiro vigilante, Marcelo Trigueiro.
Sobre a maçonaria – É uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, cujos membros cultivam o classismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica . Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 (22%) – no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4,7 mil lojas.