20
O prefeito de Sumé, Éden Duarte, ao implantar o Orçamento Democrático Municipal (ODM) não tinha dúvidas de que essa ferramenta de gestão seria um sucesso perante à opinião pública do município, dada a sua eficácia enquanto empoderamento popular. Com apenas três plenárias realizadas, em menos de um mês, o ODM já mostrou que veio para ficar, independente do gestor que estiver no cargo.
Na última sexta-feira, dia 12 de julho, a segundaplenária do ODM aconteceu naquadra da Escola Presidente Vargas. Foi o momento em que apopulação dos bairros do Alto Alegre e adjacênciafez cidadania, tendo a oportunidade de dizer o que é melhor para eles viverem em comunidade.
O prefeito Éden, juntamente com toda sua equipe de governo e representantes do legislativo sumeense,vem acompanhado as demandas solicitadasnasaudiências públicas realizadas até o momento. Ele se compromete emanalisar cada caso para poderresolvê-los dentro dos limites orçamentários. Éden tem reiterado a importância da participação da Câmara de vereadores nesse processo para poder ajudar na aprovação do orçamento anual.
No sábado (13), a comunidade da Conceição, zona rural de Sumé, recebeu de forma calorosa a terceiraplenária do ODM. Os presentes, além de usarem aferramenta para dizer quais as necessidades coletivas são mais urgentes na comunidade, eles aproveitaram o espaço para agradecer ao prefeito Éden por estar proporcionando aquele momento democrático.
Em cada plenária, o prefeito faz questão de enfatizarque o Orçamento Democrático é um evento degestão, da Prefeitura de Sumé. Um canal que a população pode ficar à vontade para dizer onde melhor podem ser aplicados os recursos públicos do município.
Na plenária do Alto Alegre, Éden e o secretário da Educação, Odilon Araújo,fizeram a entrega de um notebook para a Escola Presidente Vargas. Na mesma audiência foi entregue um aparelho de ar condicionado para a Escola Maria LeiteRafael.
Em 2019, a Prefeitura de Sumé já investiu mais de R$ 40 mil em equipamentos de informática para a rede municipal de ensino, como impressoras, computadores desktops, notebooks, projetores de multimídia e tela de projeção.
E assim aconteceu na comunidade da Conceição, onde o prefeito e o secretárioOdilon também fizeram a entrega de uma impressora e equipamentos esportivos para a Escola João de Souza.
Além destes benefícios na área da Educação, Éden e a secretária de Assistência Social, Tanniery Lêla, entregaram as obras de construção de 10 banheiros domiciliares que beneficiarão famílias dos sítios Conceição e Malhada da Pedra. Um convênio firmado entre a Fundação Nacional de Saúde e a Prefeitura de Sumé, na ordem de meio milhão de reais. Deste montante, 115 mil reais foram destinados para a região de Conceição.
Em todas as plenárias, também estão acontecendo a escolha dos conselheiros eleitos pela comunidade para representar o ODM junto à gestão municipal.
No próximo sábado, 20 de julho, às 15h, ocorrerá a quarta plenária na sede da associação do sítioJurema. O ciclo de audiências públicas do Orçamento Democrático Municipal segue ouvindo a população, da zona urbana e da zona rural de Sumé até o dia 14 de setembro quando acontece a plenária final no Ginásio Municipal.