A Prefeitura de Prata e o Conselho Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (29), 4ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde” com os eixos temáticos Saúde como direito; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Evento aconteceu das 8 as 15hs no Clube Municipal Joel Bezerra e reúne todos os profissionais de saúde e toda a população.
A secretária de Saúde, Maria Aparecida, enfatizou que de 4 em 4 anos os municípios têm a responsabilidade de organizar as conferências municipais de saúde com o objetivo de reunir a sociedade civil para avaliar a política de saúde no âmbito local, propor melhorias observando as condições e a legislação da saúde, encaminhando essas avaliações e as propostas para o Estado e depois para a União para consolidar essa ato nos níveis municipal, estadual e nacional.
“Nós paramos o atendimento nas unidades, reunimos os profissionais, Conselho de Saúde, a Gestão Municipal e representantes de associações e da sociedade civil organizada para debater e planejar as ações e serviços de saúde para os próximos 4 anos, buscando uma saúde mais resolutiva”, disse.
O prefeito Junior Nóbrega disse que a conferência é importante porque as informações chegam ao Ministério da Saúde que passa a entender mais das demandas dos municípios e tem como planejar mais organizadamente as ações que serão aplicadas para o setor.
O Conselho Estadual de Saúde da Paraíba realizará nos dias 04 a 06 de junho, a 9ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) quando receberá os resultados das conferências municipais.
A 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, vai reunir milhares de representantes em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.