Home Geral Procuradora Federal do MPF de Monteiro diz que transposição não tem efetividade na PB

Procuradora Federal do MPF de Monteiro diz que transposição não tem efetividade na PB

by Redação
0 comment

A procuradora da República de Monteiro, Janaina Andrade, após vistoria do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado (MPPB) em obras da transposição do Rio São Francisco nos açudes de Poções e Camalaú, afirmou que, da forma como está hoje, a transposição não tem efetividade para a Paraíba. “Não existe efetividade no Eixo Leste Meta 3L e não é a ausência da conclusão das obras que impede seu funcionamento”, declarou a procuradora, adiantando que, diante desse fato, o MPF e o MPPB vão acionar a Agência Nacional das Águas (Ana) e à Agência Executiva das de Gestão das Águas no Estado da Paraíba (Aesa) para que informem quais são as bases técnicas para a liberação de água para irrigação ao longo do canal da transposição.

Além disso, a procuradora declarou que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão longe de trazer mudanças para a crise hídrica da região do Cariri paraibano, lamentando que, mesmo diante do grande dano ao meio ambiente natural e social e com o elevado volume de recursos públicos investidos, algo em torno de R$ 9 bilhões, os resultados não sejam os esperados.

O Comitê Gestor para a Crise Hídrica, formada por integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), fiscalizaram as obras na transposição do São Francisco em parte do Eixo Leste na Paraíba na última terça-feira.

Segundo informação divulgada no portal do MPF na Paraíba, o perito do órgão, engenheiro civil Marcelo Franca, e o procurador de Justiça do MP Estadual, Álvaro Gadelha, constataram que a obra ainda não foi concluída na sua inteireza na região de Poções e Camalaú.

De acordo com os fiscais, o volume d’água que está saindo do açude Poções é extremamente pequeno e, muito provavelmente, deve se perder no caminho, por infiltração, antes de chegar a Camalaú. Estaria faltando ainda concretagem em partes dos açudes de Poções e Camalaú para garantir a passagem d’água e evitar erosão.

Os problemas nos açudes de Poções e Camalaú veem do período de liberação da água no canal do Eixo Leste. Partes da barragem foram abertas para permitir que a água chegasse a Campina Grande e até agora não foram totalmente reconstruídas.

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho