Home Política Adriano Galdino define data para ALPB escolher do novo conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba

Adriano Galdino define data para ALPB escolher do novo conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba

by Redação
0 comment

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), já estabeleceu a data para iniciar os debates na Casa Epitácio Pessoa sobre a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Em entrevista ao Blog do Wallison Bezerra, Galdino anunciou que a eleição será realizada após o recesso de carnaval, com previsão de início dos trabalhos para o dia 10 de março.

“Vamos promover um debate para superar esse capítulo de forma tranquila e em paz. Nosso objetivo é apresentar um nome que seja bem aceito para o Tribunal de Contas”, declarou Galdino.

Questionado sobre a possibilidade de surpresas na escolha, o presidente da ALPB garantiu que a eleição ocorrerá sem maiores imprevistos. “Será uma eleição tranquila. A Assembleia está acostumada com debates acalorados. Sempre há discussões e divergências, afinal, é uma Casa plural. Mas, no final, respeitaremos a decisão da maioria”, afirmou.

A vaga do novo conselheiro foi aberta com a aposentadoria compulsória de Arthur Cunha Lima, no ano passado. Agora, cabe à Assembleia Legislativa indicar o substituto. O presidente do TCE, Fábio Nogueira, tem sido claro ao afirmar que o colegiado não aceitará nomes que não atendam aos critérios estabelecidos por lei. Entre os nomes que têm se articulado para a posição estão os deputados Tião Gomes (PSB) e Taciano Diniz (União Brasil).

Dentre os critérios que deverão ser apresentados pelo candidato a conselheiro do TCE-PB estão: não responder a ação penal por crime contra a administração pública, contra o patrimônio público ou por crime doloso contra a vida. O candidato também não pode ser réu em ação de improbidade administrativa. O candidato também não pode ter histórico de contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável.

Um parágrafo do Regimento Interno enfatiza ainda que o “Tribunal pode deixar de dar posse por outras razões que configurem violação à ética, à moralidade e à probidade administrativas, desde que passíveis de comprovação, observado o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa”.

O TCE-PB atua como órgão de controle externo, encarregado de supervisionar as finanças públicas e garantir a transparência na administração estadual. A seleção dos conselheiros segue critérios técnicos e políticos, envolvendo negociações entre os poderes.

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho