Estado começa a pagar salários nesta quinta com reajuste; tire dúvidas sobre quem tem direito

Ela informou que os inativos terão direito ao reajuste, dirimindo uma das principais dúvidas sobre o alcance do aumento dado pelo Governo do Estado anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, nessa segunda-feira (27).
Os comissionados, conforme a secretária, não terão aumento, completando quatro anos sem ter reajuste salarial.
O impacto dos novos salários na economia paraibana, de acordo com a secretária, será de R$ 21 milhões mensal e cerca de R$ 240 milhões anualmente.
Ela ratificou o que o governador Ricardo Coutinho disse na segunda-feira quando anunciou o aumento. O limite da Lei de Responsabilidade Fiscal não deixou que o reajuste tivesse um percentual maior, pois a economia não deixa certezas sobre a arrecadação tanto em relação ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) quanto ao Imposto sob circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“No ano passado o que nos segurou foi o ICMS, porque o FPE caiu muito. E foi o ICMS que fez com que não atrasássemos a folha de pagamento”, justificou.
Neste ano, a secretária espera que o limite prudencial da LRF continue como em 2013, em 48%, abaixo do limite prudencial que é de 49 %. “Só teremos essa perspectiva de qual será o impacto em relação ao limite prudencial da LRF em maio”. Livânia disse, ainda, que espera o contínuo crescimento do ICMS e a melhoria no FPE para continuar no patamar abaixo do limite prudencial da LRF.
A secretária disse também que os reajustes dados não irão atrapalhar os investimentos em infraestrutura. Livânia disse, ainda, que o governo do Estado está estudando a realização de concurso público para médico especialista e que irá chamar concursados da Orquestra Sinfônica do Estado e da Polícia Civil.
Agora veja as principais dúvidas apresentadas durante o programa e as respostas dadas pela secretária.
O reajuste anunciado vale para o próximo salário?
Secretária – Sim, o aumento dado já é para o pagamento que acontece próximo dia 30 de janeiro para os inativos e dia 31 para os que estão na ativa.
Qual o reajuste para os inativos?
Secretária – Os inativos receberão 5% de aumento e os que recebem o salário mínimo que são pouco mais de 40 mil servidores vão receber 6,78%.
Como será dado o aumento para a segurança pública?
Secretária – O aumento dado as polícias será através de vale alimentação e bolsa desemprenho, coisa que os inativos não podem receber, limitando apenas a receber os 5% de aumento linear.
O percentual de aumento incide sobre o soldo dos policiais militares?
Secretária – Sim, incide sobre soldo, a habilitação e outra gratificação já incorporadas e fazem parte dos vencimentos dos policiais militares.
Qual o reajuste do técnico administrativo?
Secretária – O aumento linear de 5% será dado a todos os técnicos administrativos.
Qual o aumento para quem recebe salário mínimo?
Secretária – Quem recebe o salário mínimo terá o reajuste dado pelo governo federal para o salário mínimo que é de 6,78%. Quem recebe acima do salário mínimo, terá o reajuste linear de 5%.
O aumento de 13,57% para os professores atinge os inativos?
Secretária – Sim, os professores aposentados também receberão o reajuste de 13,57%.
E o aumento para as empresas da administração indireta, como é o caso do DER?
Secretária – O aumento do DER e das indiretas será decidido em fevereiro, porque há indiretas que são dissídios e outras que são estatutárias. O DER tem um caso incomum porque tem uma questão judiciária. Por isso será tratado em fevereiro. Tratamos do aumento das diretas em janeiro e o aumento das indiretas será tratado em fevereiro.
Hermes de Luna
Portal Correio

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado