Operação Lei Seca flagra 109 motoristas durante festejos juninos na Paraíba

A Operação Lei Seca intensificou as atividades nas cidades com maior tradição nos festejos juninos. De 19 a 24 de junho, as ações foram executadas em Campina Grande, Galante, Patos, Sapé, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa e Cabedelo. Ao todo, foram aplicados 1.512 testes do bafômetro que resultaram em 109 flagrantes de motoristas sob efeito de álcool.
Durante seis dias de operação, 1.342 veículos foram abordados, houve a apreensão de 35 veículos, 91 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas e nenhum condutor foi preso. As ações da Operação Lei Seca foram desenvolvidas através de atividades repressivas e educativas, numa parceria entre as Divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito do Detran e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba. 
De acordo com o chefe da Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Ricácio da Cruz, o trabalho das equipes foi reforçado com o aumento do número de agentes atuando, além da contribuição da Polícia Militar e dos órgãos municipais de trânsito.
“Intensificamos as abordagens nos pontos com maiores concentrações de veículos e municípios com visitações turísticas durante os festejos juninos. Observamos que a população de João Pessoa e Campina Grande está mais consciente em relação à mistura de álcool e direção, as campanhas educativas que o Detran vem realizando têm contribuído muito na mudança de comportamento dos motoristas”, observou Ricácio da Cruz.
Nas cidades que ainda não têm o trânsito municipalizado, como Itabaiana e Sapé, além do trabalho de orientar os condutores quanto ao risco de beber e dirigir, foram fiscalizadas as condições do veículo, bem como a situação dos documentos de porte. “A não municipalização do trânsito dessas cidades acaba repercutindo com o número elevado de infrações, especialmente por documentação irregular do veículo, CNH atrasada e falta de equipamento de segurança”, disse.
Até o dia 5 de julho, quando acontece o encerramento do Maior São João do Mundo, todo o efetivo da Operação Lei Seca será utilizado durante o Plano Operacional de Segurança no Trânsito elaborado pelo Detran para os festejos juninos no Estado. Além de evitar acidentes, salvar vidas e proporcionar um trânsito seguro para todos, a operação intensificada visa, também, garantir maior segurança para quem vai curtir as festas.

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado