Açude Epitácio Pessoa detém 17,6% de capacidade, e continua perdendo 1cm de água por dia

As últimas chuvas que caíram na Paraíba, principalmente em Campina Grande e João Pessoa, trouxeram mais esperanças para os agricultores do que de fato água para as “cabeceiras” dos rios Paraíba e Taperoá, que abastecem o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.
O açude, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Campina Grande e de mais 18 municípios, ainda vive um momento crítico, e está perdendo um centímetro de água por dia segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Na última aferição realizada ontem 14/07/2015 o manancial que tem capacidade máxima (m3) – 411.686.287 apresentou o volume total em (m3) de 72.385.384, ou seja, detém 17,7% do seu volume total. No ultimo dia 10 de julho o manancial tinha 17,7%.
No começo do ano, o açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, no Agreste paraibano, recebeu no começo do ano 3,3 milhões de metros cúbicos de água, o que elevou o nível do reservatório em 25 centímetros.
O açude de Boqueirão foi construído pelo DNOCS há mais de 50 anos, e hoje garante o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos, distribuídos em Campina Grande e nas várias cidades do Compartimento da Borborema.
Atualmente, a AESA monitora 124 açudes em todo o estado da Paraíba. Diariamente, os observadores dos principais açudes informam os volumes registrados em cada açude. A partir destes dados, são divulgados os Boletins Diário e de Últimos Volumes Informados. Ao final do mês, os observadores enviam cadernetas com os dados oficiais dos volumes observados no mês, divulgados através do Boletim Mensal e do Boletim de Chuvas nas Bacias, que relaciona os volumes dos açudes com as chuvas ocorridas nas bacias. Confiram como está a capacidade hídrica de todos os mananciais paraibanos monitorados pela AESA.
Racionamento
O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 municípios no Agreste paraibano, feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já resultou numa redução do consumo em 30,5% do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).
O balanço, divulgado pela empresa, é referente aos primeiros 24 dias do novo racionamento, que passou de 36 para 60 horas semanais, na tentativa de prorrogar ao máximo o uso da água do volume morto do reservatório, previsto para ocorrer em novembro ou dezembro deste ano. De acordo com o gerente regional da Cagepa, Simão Almeida, em maio o sistema adutor retirou 2,2 milhões de metros cúbicos de água do reservatório, enquanto que no mês de junho esse consumo foi reduzido para 1,9 milhão.
Com PBAgora

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado