“A Paraíba fez o dever de casa”, declarou o ex-ministro da Saúde, elogiando o trabalho e a atuação do Governo da Paraíba e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no combate à Covid-19.
Mandetta falou da importância do isolamento e como o mesmo ajudou a manter a taxa de ocupação hospitalar controlada e evitar o colapso. Para ele, o Estado conseguiu segurar a contaminação e fez uma boa gestão de pessoas e de movimentação.
“O isolamento contribuiu para que o sistema pudesse pelo menos dá a chance para as pessoas viver. Você não consegue segurar um vírus, você não consegue que as pessoas todas tenham um comportamento de se blindar do vírus. Agora é dever dos governos organizar sistemas de saúde para que se uma pessoa contraia a doença, ela tenha a chance de lutar pela vida”, afirmou.
O ex-ministro também destacou que a Paraíba é uma boa referência na dosagem entre velocidade de transmissão e capacidade de atendimento. Ele reforçou que a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em torno de 40% e que se a doença ficar dentro desse limite, é possível trabalhar com o Novo Normal.
“Nesses quatro meses de pandemia, nós tivemos governantes que tiveram decisão mais duras e protegeram mais vidas. Quem conseguiu evitar o colapso, como a Paraíba, é digno de a gente fazer reverência”, completou.