Mais de 800 paraibanos tomaram doses trocadas de vacina contra a covid, mostra registro

Oitocentas e seis pessoas vacinadas contra a covid-19 na Paraíba tomaram doses trocadas de vacina contra covid. É o que apontam dados do Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde. A maior parte dos erros ocorreu durante a aplicação da primeira dose da vacina da Oxford e depois com a da Coronavac, com 780 casos. Outras 26 pessoas tomaram primeiro a primeira dose da Coronavac e depois a da Oxford.

No país, 16,5 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 têm registro de primeira dose da vacina da Coronavac e a segunda dose da Oxford/AstraZeneca ou vice-versa.

A maioria (14.791) começou a trajetória vacinal contra Covid-19 com a Oxford/AstraZeneca e recebeu uma segunda dose da Coronavac. Uma parte menor (1.735 pessoas) recebeu primeiro a Coronavac e depois a vacina de Oxford/AstraZeneca, segundo o sistema. A troca aconteceu em praticamente todo o país, com exceção do Acre e do Rio Grande do Norte.

No Brasil, essas são as duas únicas vacinas disponíveis contra Covid-19. O protocolo nacional estabelece que os vacinados de grupos prioritários devem receber o imunizante disponível no posto no dia da vacinação (sem possibilidade de escolha). Na segunda dose, porém, a determinação é que o fabricante seja mantido.

As informações foram tabuladas pela Folha no Datasus levando em conta todos os vacinados no país no primeiro mês da campanha vacinal (de 17 de janeiro a 17 de fevereiro) que retornaram para a segunda dose até 8 de abril. É um universo de 3,5 milhões de pessoas.

Related posts

Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

Harrison aparece com 45,9%, Paulo Maia, 33,1% e Patrícia 9,7%, na disputa pela OAB Paraíba