Influenciadores são proibidos de divulgar jogos de azar na Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou nesta sexta-feira (19) uma lei que proíbe a divulgação, por influenciadores digitais domiciliados no estado, de jogos de azar, comercializados por plataformas estrangeiras, a exemplo do jogo do Tigrinho.

De acordo com o texto da lei, que entrou em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19), pode ser considerado influenciador digital pessoas físicas ou jurídicas que mantenham páginas em redes sociais com mais de 10 mil seguidores.

Ainda segundo o texto, o descumprimento da legislação acarretará sanção administrativa com aplicação de multa variável entre 10 (dez) a 50 (cinquenta) Unidades Fiscais de Referência na Paraíba, ou seja, em reais, valores que podem chegar a R$ 3.260,50.

A lei ainda prevê que fiscalização da lei e aplicação da multa em caso de desobedecimento caberá aos órgãos de proteção ao consumidor, a exemplo do Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor).

Apesar de não citar explicitamente no texto, a legislação atinge diretamente o Fortune Tiger, popularmente conhecido como ‘jogo do Tigrinho’, jogo de azar ilegal no Brasil, que foi amplamente divulgado por influenciadores digitais que ganharam dinheiro para anunciar o game nas redes. O jogo, inclusive, já foi alvo de operações da Polícia Civil.

Related posts

Lei Seca autua 213 motoristas por embriaguez no mês de março, na Paraíba

Governo federal reconhece situação de emergência em três cidades paraibanas

Secretários de Educação se reúnem em JP para discutir piso dos professores no Brasil