Influenciadores são proibidos de divulgar jogos de azar na Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou nesta sexta-feira (19) uma lei que proíbe a divulgação, por influenciadores digitais domiciliados no estado, de jogos de azar, comercializados por plataformas estrangeiras, a exemplo do jogo do Tigrinho.

De acordo com o texto da lei, que entrou em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19), pode ser considerado influenciador digital pessoas físicas ou jurídicas que mantenham páginas em redes sociais com mais de 10 mil seguidores.

Ainda segundo o texto, o descumprimento da legislação acarretará sanção administrativa com aplicação de multa variável entre 10 (dez) a 50 (cinquenta) Unidades Fiscais de Referência na Paraíba, ou seja, em reais, valores que podem chegar a R$ 3.260,50.

A lei ainda prevê que fiscalização da lei e aplicação da multa em caso de desobedecimento caberá aos órgãos de proteção ao consumidor, a exemplo do Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor).

Apesar de não citar explicitamente no texto, a legislação atinge diretamente o Fortune Tiger, popularmente conhecido como ‘jogo do Tigrinho’, jogo de azar ilegal no Brasil, que foi amplamente divulgado por influenciadores digitais que ganharam dinheiro para anunciar o game nas redes. O jogo, inclusive, já foi alvo de operações da Polícia Civil.

Related posts

Harrison aparece com 45,9%, Paulo Maia, 33,1% e Patrícia 9,7%, na disputa pela OAB Paraíba

Governador em exercício visita Expo Monteiro e assina contratos do Empreender-PB

TCE julga regulares contas do Detran/PB e aprova Resolução para transição nos cargos de prefeitos