Home Destaque Com o fim do prazo para filiação, confira como ficou o saldo nos municípios do Cariri paraibano

Com o fim do prazo para filiação, confira como ficou o saldo nos municípios do Cariri paraibano

by Redação
0 comment

Terminou neste sábado, 06, o prazo para filiações partidárias em todo País. Na região do Cariri paraibano, o período de filiações terminou sem muitas movimentações nos municípios e com cenários favoráveis para os grupo de situação, que isolam cada vez mais as oposições.

Maior cidade da região e conhecida por ter embates quentes, não houve mudanças no cenário político de Monteiro, e as poucas movimentações foram favoráveis ao grupo da prefeita Anna Lorena, que recompôs com o vice-prefeito Celecileno Alves, e recebeu a adesão do ex-vereador Simão Leal, ambos se filiaram ao Partido Progressistas. Lorena tem como pré-candidata a sua sucessão a Secretária de Saúde, Ana Paula, e no cenário de hoje, tem grande chances de ser eleita no dia 6 de outubro, já que o grupo não perdeu ninguém e só somou com adesões desde 2023, e a aprovação altissíma da Prefeita Lorena favorece sua sucessora.

Em Ouro Velho, o prefeito Dr. Augusto Valadares manteve o que já vinha dizendo anteriormente. Não renunciou para disputar a prefeitura de São José do Egito, num fato atípico na política brasileira, onde ele possui uma alta aprovação na Paraíba e liderava todos os cenários em São José do Egito. Lá, o grupo liderado pelo médico Dr. Júnior segue intacto e cada vez maior.

No município de Prata, o prefeito Genivaldo Tembório caminha para ser candidato único. Isso por que manteve o grupo intacto sem perdas, apesar de ter ocorrido especulações, o ex-prefeito Júnior Nóbrega reafirmou apoio à reeleição de Genivaldo, que ainda recebeu a adesão do vereador Ermírio Freitas, e anteriormente, a vereadora Adeilza Procópio, que deixaram a oposição e somam a bancada de 7 vereadores que apoiam a gestão do Prefeito Genivaldo. A oposição bateu cabeça até as últimas para tentar formar uma chapa proporcional em um único partido e não tem pespectivas de lançar um nome para prefeitura municipal.

Em São Sebastião do Umbuzeiro, a liderança forte do prefeito Adriano Wolff trouxe um fato que abalou a política da cidade e praticamente aniquilou a oposição. Após a saída do ex-vereador Chico Mariano, que deixou o grupo para ser candidato na oposição, o prefeito Adriano lançou o nome de sua vice-prefeita Adalcy Freitas como pré-candidata a prefeita, e cuidou em recompor a perda do ex-vereador, trazendo um aliado histórico da oposição, o vereador Ivanilson Feitosa, que declarou apoio a Adriano e Adalcy, além da adesão de Djacy Domingos, que era nome cotado na oposição, e outras famílias devem ser anunciadas nesta semana. Adriano agora tem uma bancada com 8 vereadores e um grupo cada vez mais forte.

Sumé, terra dos poetas, o ex-prefeito Dr. Neto terminou esse primeiro tempo das eleições mais forte do que quando entrou em campo. Com o apoio de 9 vereadores, dos 11 da Câmara Municipal, recebeu o apoio do prefeito Éden Duarte, que deverá indicar o vice na chapa de Dr. Neto. O vice-prefeito Manezinho Lourenço será o nome da oposição pelo MDB.

São João do Tigre, São José dos Cordeiros, Parari, Amparo, São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Boa Vista e Coxixola também caminham para eleições sem acirramento. Isso porque os grupo de situações seguem muito forte, somando adesões e gestões com alta aprovação. Em São João do Tigre, o prefeito Márcio Leite realizou um evento de filiação partidária na última sexta-feira, filiando diversas novas lideranças no Republicanos e levando uma multidão para prestigiar o evento.

Em Camalaú, não houve mudanças. A última mudança lá foi em 2022, quando os grupos do prefeito Bira e do ex-prefeito Aristeu Chaves se uniram e permanecem unidos. A expectativa é para quem será o nome do vice na chapa de Bira. O presidente da Câmara, Genildo Silva, é o nome mais cotado para a vaga, por ser o representante do segundo poder no município. Pelo grupo de oposição, o prefeito afastado Sandro Môco deverá lançar um nome do irmão, Nego Môco, mesmo sabendo da impossibilidade do registro de candidatura, tendo em vista a inelegibilidade reflexa que atinge parantes de primeiro e segundo grau de mandatários do executivo.

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho